sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Dia Europeu das Línguas - 26 de Setembro de 2007

O Ano Europeu das Línguas (2001) foi bem sucedido no que consta ao envolvimento de milhões de pessoas de 45 países em actividades para celebrar a diversidade linguística e os benefícios de se ser capaz de falar uma outra língua.

Muitos jovens e pessoas mais velhas foram encorajados a aprender uma nova língua ou a ter orgulho nas suas capacidades linguísticas. Depois deste feedback positivo, o Conselho da Europa declarou o dia 26 de Setembro como sendo o Dia Europeu das Línguas.

Os objectivos gerais do Dia Europeu das Línguas são: alertar o público para a importância da aprendizagem das línguas e diversificar o leque de línguas conhecidas, com a finalidade de aumentar o entendimento multilinguístico e intercultural; promover a riqueza linguística e a diversidade cultural europeias, que devem ser preservadas no sentido de encorajar uma aprendizagem contínua de novas línguas dentro e fora das escolas, quer por motivos de estudo, necessidades profissionais, motivos de mobilidade ou por prazer e intercâmbio.

O Dia Europeu das Línguas será celebrado nas escolas, locais de trabalho ou em locais públicos através de actividades que envolvam jovens e adultos. O sítio na Internet do Conselho da Europa fornece exemplos, sugestões e bases de dados para promover o evento e a organização do Dia.

Para mais informações, por favor visite http://www.ecml.at/edl/default.asp

1 comentário:

Unknown disse...

Gostei de saber que existe um "Dia Europeu das Línguas". Desconhecia completamente a existência de tal celebração. Mas parece-me bem! Lembro-me que em Lyon era uma constante: na rua, no autocarro,ouvir uma mistura de línguas diferentes!Apreciava enormemente essa diversidade!Assim como chegar a um país e poder comunicar na língua oficial do mesmo!Faz-nos sentir mais próximos da cultura deste.

Ariana