a Ágora

A Ágora Bracarense é uma associação cívica bracarense que trabalha para desenvolver oportunidades para os jovens no seu entorno. O nosso objectivo é proporcionar aos jovens bracarenses de todos os estratos da sociedade a oportunidade de viver uma experiência intercultural e, ao mesmo tempo, ajudar ao desenvolvimento da comunidade local. Isto é possível através de projectos, voluntariado, seminários, workshops e intercâmbios.


Objectivos da Ágora Bracarense

A Associação Cívica Ágora Bracarense é uma associação, na sua maioria composta por jovens, criada em 2005.
Apesar de jovens temos objectivos claros:
Constituir-nos como um espaço cívico, chamando os jovens a reflectir sobre questões e temas da sociedade, numa perspectiva de discussão do presente e projecção do futuro. Isto, sem nunca olvidar o passado histórico das nossas raízes e da nossa cidade.

Porque denotamos um certo vazio de opiniões e de participação jovem na cena social e cívica, nomeadamente bracarense, decidimos dar a nossa contribuição com um projecto ambicioso e desafiante, constituindo uma Associação Cívica - a Ágora Bracarense.

É nosso objectivo, igualmente, divulgar o trabalho produzido pelos jovens bracarenses com valor e mérito, que nem sempre encontram facilidades na transmissão à sociedade do produto do seu labor. Porque reconhecemos que em Braga existe muita matéria-prima física e humana, gostaríamos de estar associados a todos aqueles que, por mérito próprio, merecem um reconhecimento do seu trabalho e mais oportunidades de divulgação do mesmo.

Assim, estamos abertos a colaborar, com jovens que tenham projectos e planos e encontram dificuldades à sua realização, com todo o tipo de instituições, sejam elas públicas ou privadas, no sentido de desenvolver programas, projectos e ideias.

Somos uma associação de bracarenses que sempre se prontifica a trabalhar em prol da cidade e do engrandecimento da nossa região, bem como da promoção daquilo que ela tem de melhor, as suas gentes.

Somos e seremos sempre uma Ágora, isto é, um espaço público por excelência... o lugar da cidadania.


Orgãos Sociais (2012-2014)

Assembleia-Geral
Presidente - Tiago Mourão
Secretário - Ricardo Pinheiro
Secretário - Susana Teixeira

Conselho Fiscal 
Presidente - Pedro Teles
Secretário - Luiz Fernando
Secretário - Elisabete Ferreira

Direcção:
Presidente - Marta Azevedo Ferreira
Vice-Presidente - César Ferreira
Vice-Presidente - Joana Ferreira
Tesoureiro - João Ricardo Silva
Secretária - Susana Catarino
Secretária - Ana Leal
Vogal - Maria João Lima
Vogal - João Bravo
Vogal - Bruno Teixeira
Documentos:
  • Plano de Actividades 2010 - ver