História

O nascimento de uma Ágora:

A Ágora Bracarense é uma associação cívica do concelho de Braga, maioritariamente composta por jovens.

Nascida em 2005, a nossa associação surge da ideia de unir um grupo de amigos e colegas e elaborar um projecto, o qual consistia na criação de uma associação de carácter cívico.

Criadas as bases legais da associação e definido um grupo de trabalho para por em marcha tal projecto, nos dois primeiros anos de vida a Ágora Bracarense começou a desenvolver a sua actividade. Com uma forte vocação para temas e aspectos culturais, de intervenção social, lúdicos e cívicos, e no âmbito local, nacional e internacional (europeu) a Ágora iniciou a sua actividade, envolvendo o máximo de associados, parceiros e população (especialmente a jovem) possível.

O nosso grande objectivo é o de constituir uma ÁGORA, o espaço público por excelência, promovendo o debate e a troca de ideias entre os jovens e a sociedade, bem como a promoção do bom trabalho realizado pelos jovens bracarenses, nas mais diversas áreas

Pensar local, agir global:

A primeira iniciativa com o cunho da Ágora Bracarense intitulou-se “Braga, cidade proibida”. Este evento, realizado a 1 de Junho de 2006 serviu para evocar uma das mais importantes personalidades históricas portuguesas, Humberto Delgado, numa data simbólica (dos 50 anos da sua morte), num dia (1 de Junho) em que o mesmo tinha, em plena campanha eleitoral, passagem marcada por Braga.

Este debate que contou com a presença da sua filha, Iva Delgado, serviu também para apresentação de um livro do escritor bracarense Fernando Pinheiro que invocava os acontecimentos ocorridos em Braga no dia 1 de Junho de 1958.

Uma outra iniciativa de âmbito local, com o nome de “Cultura e Cidade” consistindo de alguns pequenos encontros/debate sobre a relação entre Braga e a sua cultura (nas suas mais diversas manifestações) teve bom acolhimento por parte dos jovens.
Num “primeiro acto” foi debatido o teatro em Braga, com os seus principais representantes. Num "segundo capítulo" a literatura em Braga e, num terceiro momento, a “terceira faixa” foi discutida a música bracarense.
Este evento demonstra bem a preocupação da Ágora Bracarense em promover o debate público, a troca de ideias e o “trade-off” de conhecimentos e opiniões entre os mais diversos actores sociais bracarenses ligados à cultura e às artes. "Cultura e Cidade" é uma "marca" Ágora Bracarense.

As actividades locais voltaram a ganar novo fôlego e alento com a parceria estabeecida com a Associação Cor é Vida, com a qual a Ágora Bracarense desenvolve uma regular acção de voluntariado, com duas visitas mensais às crianças do Serviço de Hematologia e Oncologia do Hospital de S. João, desenvolvendo acções de dinamização, ciatividade e animação com estas crianças tão especiais.
À volta destas iniciativas começam também a surgir oportunidades para a realização de alguns workshops que permitam o desenvolvimento de competências nos jovens voluntários, que os permitam dotar de novos métodos e "armas" para aceitar este desafio. Workshops de voluntariado, de modelagem de balões de "hora do conto", entre outros, preenchem a agenda da nossa associação.

Outra lufada de novas iniciativas foi o desenvolvimento do Projecto VOA, um projecto de voluntariado e acção social, patrocinado pela Segurança Social, no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social. Este projecto permitiu agregar jovens voluntários com um propósito comum: desenvolver actividades de cariz social no Bairro das Andorinhas em Braga. Este projecto teve lugar durante todo o ano de 2010 e foi uma prova de que os jovens são verdadeiros agentes de mudança e que a sua acção e atitude marca a diferença.

Mas não apenas de iniciativas dentro de portas se caracteriza a nossa Ágora. Nos últimos quatro anos a nossa associação participou já em quinze projectos no âmbito do Programa Juventude em Acção, prevendo-se para breve mais participações. As nossas participações em projectos europeus foram as seguintes:

- Fevereiro de 2007 – Yes Project (Brescia, Itália) – Criação de uma network europeia de associações jovens para troca de boas práticas e desenvolvimento de iniciativas versando os jovens com menos oportunidades.

- Agosto de 2007 – Contact Making Seminar (Loughborough, Reino Unido) – Participação num seminário de contactos para alargamento da rede de contactos de associações europeias e preparação de novos projectos no âmbito do Programa Juventude em Acção versando o tema da igualdade de oportunidades para todos.

- Setembro de 2007 – Training Course "Interfaith Youth Dialogue for a Common Europe" (Loughborough, Reino Unido) – Participação num curso de formação baseado no tema do diálogo inter-religioso e multicultural.

- Janeiro de 2008 - Yes Project final Meeting (Brescia, Itália) - Evento Final do Projecto Yes, que fez o balanço de um ano de projecto em rede entre diversas associações e lançou as bases para novas colaborações.

- Março de 2008 - Join Our Game (Zakopane, Polónia) - Contact Making Seminar - mais um encontro com inúmeras associações internacionais, de forma a potenciar os nossos contactos e projectos futuros. Este evento teve como tema dominante o trabalho em equipa.

- Junho de 2008 - Reflection Seminar on Youth Participation (Sirolo, Itália) - Seminário de divulgação das Acções 1.3 e 5.1 do Programa Juventude em Acção e debate sobre participação juvenil.

- Agosto de 2008 - Training Course Smart Blond (Strakonice, Rep. Checa) - Training Course - um encontro em que estiveram em debate os temas dos preconceitos e dos esteriótipos.

- Setembro de 2008 - Training Course Let's Meet for Participation (Pamplona, Espanha) - Training Course para promover e potenciar projectos no âmbito da Acção 1.3 do Programa Juventude em Acção.

- Setembro de 2008 - Training Course Paparazzi of Youth Projects (Loughborough, Reino Unido) - Training Course debruçado na relação da comunicação social com o trabalho associativo.

- Abril de 2009 - Politics and Youth Culture (Vilnius, Lituânia) - Projecto Jovens para a Democracia, sobre política e cultura juvenil.

- Maio de 2009 - Different waves, different ways (Buzau, Roménia) - Seminário com 33 participantes de 19 países, reflectindo-se sobre integração europeia e juventude.

- Julho de 2009 - Juventude e Meio Ambiente (Alcalà la Real, Espanha) - Projecto com 50 jovens europeus, de 5 países.

- Outubro de 2009 - Politics and Youth Culture (Roterdão, Holanda) - Projecto Jovens para a Democracia, sobre política e cultura juvenil.

- Dezembro de 2009 - Find a Partner and Jump into YIA (Beklemeto, Bulgário) - Seminário de contactos para jovens sem grande experiência no Programa YIA.

- Março de 2010 - Removing the linguistic barriers in English within intercultural communication (Atenas, Grécia) - Curso de formação com vista à remoção de barreiras linguísticas na comunicação.

- Maio de 2010 - Dissemination and Exploitation of project results by social media (Amesterdão, Holanda) - Curso de formação com vista à utilização dos media no trabalho das associações.

Em todas estas iniciativas de âmbito internacional é preocupação fundamental da Ágora Bracarense representar da melhor forma os jovens portugueses em geral e bracarenses em particular. É notório o esforço realizado na divulgação do nosso país e região, bem como do melhor trabalho elaborado pelas associações e instituições jovens portugueses e bracarenses.

Eventos Passados:

2006
  • "Braga, Cidade Proibida" - Braga (1 Jun 2006)

2007
  • "Yes Project" first meeting - Brescia (Itália, 01-04 Fev 2007)
  • "Cultura e Cidade I" - Braga (20 Jul 2007)
  • "Contact Making Seminar" - Loughborough (Reino Unido, 21-27 Ago 2007)
  • Training Course "Interfaith Youth Dialogue for a Common Europe" - Loughborough (Reino Unido, 04-11 Sep 2007)
  • "Festival da Juventude" - Braga (20-23 Set 2007)
  • "Cultura e Cidade II" (2 Nov 2007)
  • Entrevista na Antena Minho, no Programa "A Nossa Terra" (4 Nov 2007)
  • "Workshop Ágora Bracarense na Velha-a-Branca" (8 Dez 2007)

2008
  • "Yes Project - Final Meeting" - Brescia (Itália, 17-20 Jan 2008)
  • "CMS Join Our Game" (Zakopane, Polónia - 12-16 Março)
  • "Workshop Ágora Bracarense" (Espaço Cultural Rua dos Chãos, 24 Abril 2008)
  • "Cultura e Cidade III" (FNAC, 9 Maio 2008)
  • "Reflection Seminar on Youth Participation" (Itália, 19-24 Junho 2008)
  • Training Course "Smart Blond" (Rep. Checa, 26 Julho - 02 Agosto 2008)
  • Training Course on youth democracy projects "Let's meet for participation" (Espanha 16-21 Setembro 2008)
  • Training Course "Paparazzi of Youth Projects" (Inglaterra, 28 Setembro - 05 Outubro 2008)

2009
  • "Politics and Youth Culture" (Vilnius, Lituânia 29 Abril - 05 Maio 2009)
  • "Different waves, different ways", (Buzau, Roménia 25-31 Maio 2009)
  • "Juventude e Meio Ambiente" (Alcalà la Real, Espanha 22-30 Julho 2009)
  • "Politics and Youth Culture" (Roterdão, Holanda 30 Setembro - 06 Outubro)
  • "Find a partner and jump into YIA" (Beklemeto, Bulgária 15-20 Dezembro 2009)

2010
  • "Workshop de Modelagem de Balões Ágora Bracarense" (Sé, 23 Janeiro 2010)
  • Training Course "Removing linguistic barriers within intercultural communication" (Atenas, Grécia 8-14 Março 2010)
  • Training Course "Dissemination and Exploitation of Project Results by Social Media" (Amesterdão, Holanda 21-30 Maio 2010)
  • Workshop "A hora do conto" (Sé, 19 Junho 2010)
  • Workshop de Artes Plásticas (Bairro das Andorinhas, Braga - Junho 2010)
  • "Fazer Crescer Palavras e Solta-las ao Vento" (Bairro das Andorinhas, Braga - 25 Junho 2010 )
  • Tertúlia "Novas Oportunidades e Formação profissional"(Bairro das Andorinhas, Braga - 29 Julho 2010)
  • Workshop de Fotografia (Bairro das Andorinhas, Braga - Setembro 2010)
  • "Fazer Crescer Palavras e Solta-las ao Vento" (Bairro das Andorinhas, Braga - 2 Outubro 2010 )
  • Tertúlia "Viver com Saúde" (Bairro das Andorinhas, Braga - 24 Outubro 2010)
  • Tertúlia "Criação do Próprio Emprego" (Bairro das Andorinhas, Braga - 12 Novembro 2010 )
  • "Fazer Crescer Palavras e Solta-las ao Vento" (Bairro das Andorinhas, Braga - 26 Novembro 2010)
  • Workshop "Círculos de Histórias de Vida de Jovens", (Braga - Novembro 2010)

2011

  • Voluntariado ao Serviço de Oncologia e Hematologia Pediátrica do Hospital S. João, Porto (27 Fevereiro)
  • Voluntariado no Serviço de Oncologia e Hematologia Pediátrica do Hospital S. João, Porto (29 Maio)
  • Tertúlia "Igualdade de Género" na Velha a Branca (25 Junho)
  • Voluntariado no Serviço de Oncologia e Hematologia Pediátrica do Hospital S. João, Porto (26 Junho)
  • Voluntariado no Serviço de Oncologia e Hematologia Pediátrica do Hospital S. João, Porto (31 Julho)
  • Voluntariado no Serviço de Oncologia e Hematologia Pediátrica do Hospital S. João, Porto (28 Agosto)
  • 1º Convívio da Ágora Bracarense - Vieira do Minho e Gerês (17 Setembro)
  • Acção de Formação de Primeiros Socorros (24 Setembro)
  • Voluntariado no Serviço de Oncologia e Hematologia Pediátrica do Hospital S. João, Porto (25 Setembro)
  • Rastreios de saúde no Bairro das Andorinhas (15 Outubro)
  • Tertúlia sobre a temática da saúde no Bairro das Andorinhas (15 Outubro)
  • Voluntariado no Serviço de Oncologia e Hematologia Pediátrica do Hospital S. João, Porto (30 Outubro) 
  • Rastreios de saúde no Bairro das Enguardas (5 Novembro)
  • Tertúlia sobre a temática da saúde no Bairro das Enguardas (5 Novembro)
  • Workshop de Modelagem de Balões (19 Novembro)
  • Acção de Formação de Primeiros Socorros - 2ª edição (3 Dezembro) 
2012
  • Participação na Braga: Capital Europeia da Juventude
2013
  • a decorrer

Os próximos passos:

Conscientes de que somos uma jovem associação, o trabalho realizado até aqui e os projectos em desenvolvimento permitem-nos ser ambiciosos em relação ao nosso futuro. Temos vindo a criar uma dinâmica sustentada e, passo a passo, vamos avançando para o cumprimento dos objectivos a que nos propusemos aquando da fundação. Sabemos que todo este trabalho não foi fácil e de que encontraremos obstáculos na continuidade da nossa actividade. E são precisamente esses aspectos que nos dão a vontade necessária para continuar a fazer bem aquilo que projectamos.