Projectos



Projecto VOA (Valorizar, Olhar e Aprender)
No âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2010, a Associação Ágora Bracarense promove um projecto de intervenção social junto da população do Bairro das Andorinhas, na cidade de Braga. O projecto tem o apoio do PNAECPES, da Segurança Social e do Fundo Social Europeu.

O Projecto VOA trata-se de um "trabalho de campo" em que se pretende envolver a população do Bairro das Andorinhas num projecto de participação cívica e artística, de forma a aumentar as suas competências e participação com vista ao seu próprio desenvolvimento, bem como sensibilizar os restantes cidadãos para o combate às formas de pobreza e exclusão social e para a responsabilidade de cada um no bem-estar do outro e da comunidade.

Este projecto, promovido pela Ágora Bracarense, em parceria com as associações AMBA, AENIMA e Só Cenas, e decorrerá até ao final do ano 2010.

Objectivos Gerais:
• Envolver a população do Bairro das Andorinhas num projecto de participação cívica e artística;
• Aumentar as competências dos indivíduos e fomentar a auto-participação da população no seu próprio desenvolvimento;
• Sensibilizar os restantes cidadãos para o combate às formas de pobreza e exclusão social.

Para teres acesso às últimas novidades do Projecto VOA carrega no logotipo ou aqui.
Podes também acompanhar o Projecto VOA no Facebook (Clica aqui).



 Youth in Action
O Youth in Action é um programa europeu para a juventude. O seu objectivo é desenvolver o espírito de cidadania, a solidariedade e a tolerância e fomentar a participação activa dos jovens na modelação de uma Europa de futuro

Desta forma, o programa aposta na promoção da mobilidade dentro e fora da Europa, na educação não-formal e no diálogo intercultural, assim como numa política de inclusão de todos os jovens, independentemente do seu background educacional, social e cultural.

Este programa torna-se, por isso, num dos eixos de acção mais importantes da Ágora Bracarense, na medida em que é sua missão promover a cidadania dos jovens bracarenses e torná-los mais activos no desenvolvimento da sua comunidade.

Qual o nosso nível de acção?
A Ágora Bracarense encontra-se conectada a várias plataformas criadas no âmbito deste programa, recebendo diariamente propostas de participação em projectos (intercâmbio de jovens, iniciativas de jovens, workshops, serviço voluntario europeu, formações, etc).

Se as propostas se enquadrarem no nosso âmbito de acção, procedemos à candidatura do projecto e posteriormente à sua divulgação. A Ágora vai exercer, desta forma, o papel de intermediário entre a instituição de acolhimento e os participantes interessados no projecto e, dependendo do projecto em questão, a nossa associação poderá ocupar-se das formalidades necessárias.

Gostarias de participar num desses projectos ou saber mais sobre o programa Youth in Action?
Não hesites em nos contactar pelo email:  geral@agorabracarense.com

Para acompanhares os últimos e próximos projectos da Ágora Bracarense no âmbito do Programa Juventude em Acção carrega no logotipo ou aqui.
Para saberes mais sobre o Programa Juventude em Acção clica aqui.


Projectos de Voluntariado
A Ágora Bracarense procura envolver os seus associados e colaboradores em acções de voluntariado. Porque a acção voluntária é uma actividade imensamente enriquecedora para qualquer jovem e porque entendemos que, enquanto associação cívica temos uma importante palavra a dizer neste campo.

Algumas das associações/instituições com as quais a Ágora Bracarense colabora/colaborou:

- Associação cor é Vida: o projecto Cor é Vida é um projecto ao qual a nossa associação se juntou em 2009 e que a partir daí temos vindo a desenvolver numa parceria cada vez mais intensa e frutífera.
Actualmente a Ágora Bracarense realiza visitas regulares ao Domingo de manhã ao Serviço de Oncologia e Hematologia Pediátrica do Hospital de S. João no Porto.

"Já fez alguém feliz hoje?"- é o lema da Cor é Vida! Um dos seus principais objectivos é precisamente "colorir vidas" ao minimizar o sofrimento de quem surpreendentemente se deparou com uma doença terminal e/ou doença prolongada, incrementando a defesa dos seus direitos individuais, de inclusão e de cidadania, designadamente no quadro da promoção do direito à igualdade de oportunidades, oferecendo serviços que correspondam às novas realidades sociais.

Ficha de inscrição: clica aqui e envia para: geral@agorabracarense.com
Para mais informações sobre o projecto Cor é Vida clica aqui

- Habitat for Humanity: A Associação Humanitária Habitat é uma associação de base cristã e ecuménica, fundada em Braga em 1996, que tem como objectivo principal procurar resolver os problemas habitacionais de famílias Portuguesas carenciadas.
É sua convicção e experiência que uma família que tenha a possibilidade de viver numa casa digna, tem também as bases para desenvolver uma vida em família saudável e construtiva.
A Ágora Bracarense já colaborou com a Habitat for Humanity em Braga na reconstrução de um telhado de uma habitação familiar. É uma experiência de trabalho em equipa, entreajuda e solidariedade única que gostaríamos de poder repetir. Porque somos jovens, cheios de força e que gostamos de contribuir para a construção de um futuro melhor, este é uma causa que apoiamos.

- Banco Alimentar contra a Fome: Os Bancos Alimentares são Instituições Particulares de Solidariedade Social que lutam contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas.
São uma resposta necessária mas provisória, porque "toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente que lhe assegure e à sua família, a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda aos serviços sociais necessários" (Excerto do artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos do Homem). A acção dos Bancos Alimentares assenta na gratuidade, na dádiva, na partilha, no voluntariado e no mecenato. Em actividade recolhem e distribuem várias dezenas de milhares de toneladas de produtos e apoiam ao longo de todo o ano, a acção de mais de 1.800 instituições em Portugal. Por sua vez, estas distribuem refeições confeccionadas e cabazes de alimentos a pessoas comprovadamente carenciadas, abrangendo já a distribuição total mais de 275.000 pessoas.
A Ágora Bracarense colabora regularmente em acções do Banco Alimentar contra a Fome em Braga. Estas acções de voluntariado e solidariedade permitem-nos pensar e reflectir sobre aspectos da sociedade tão presentes e marcantes na actualidade político-sócio-económica que fazem com que não possamos estar indiferentes a esta causa tão nobre.

- Pintar Sorrisos: O "Pintar Sorrisos" é um projeto iniciado em 2012, no âmbito da Capital Europeia da Juventude, que consiste no desenvolvimento de ações de animação com crianças e jovens em contexto de internamento hospitalar no Hospital de Braga, tornando menos doloroso o seu internamento. Entre as animações incluem-se atividades como modelagem de balões, pinturas faciais, artes plásticas, leitura de histórias e jogos diversos.

Contacto: agorabracarense@gmail.com

Para teres acesso às iniciativas de voluntariado da Ágora Bracarense clica no logotipo ou aqui.


Workshops
Outra componente do trabalho da Ágora Bracarense é a realização de apresentações e workshops para os seus associados e público em geral.
Estas iniciativas expontâneas surgem da necessidade de dotar os nossos associados de competências e técnicas que lhes permitam desenvolver a actividade da associação, quer na realização de actividades, na participação de projectos internacionais, na colaboração com outras associações em acções de voluntariado, etc.
Os workshops podem ser de diversa ordem e tipologia, dependendo das necessidades e vontade que os nossos associados sentem. Alguns exemplos de workshops são:

- Workshops de divulgação/apresentação:
      # Workshops de Apresentação da Ágora Bracarense
      # Workshops de Divulgação de Projectos Internacionais (Programa Juventude em Acção)
      # Workshops de Apresentação de Parceiros da Ágora Bracarense
      # Workshops de Divulgação de Projectos Específicos (ex.: Projecto VOA)

- Workshops de competências:
      # Workshops de Modelagem de Balões
     # Workshops "Hora do Conto"
     # Workshops "Ser Voluntário"
     # Workshops de Fotografia
     # Workshops de Primeiros Socorros

Estamos sempre atentos e dispostos a desenvolver novos workshops, com novos conteúdos e objectivos. Para tal basta que nos sugiras um tema, que nos comuniques uma necessidade.

Contacto: agorabracarense@gmail.com

Para teres acesso às últimas novidades sobre os workshops da Ágora Bracarense carrega no logotipo ou aqui.