quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Braga candidata a Capital Europeia da Juventude em 2012

A Câmara Municipal de Braga acaba de formalizar, junto do Fórum Europeu da Juventude, a sua candidatura a entidade organizadora da Capital Europeia da Juventude em 2012 (“European Youth Capital 2010”).
De acordo com o vereador municipal da tutela, Hugo Pires, a proposta ora remetida enuncia um eclético programa de actividades, centradas em temas como a participação activa dos jovens na sociedade, espaços ao ar-livre para cultura jovem, espaços para aprendizagem informal e/ou diálogo intergeracional, novas e inovadoras abordagens ao emprego jovem e multiculturalismo e integração.
Remete igualmente para programas internacionais de cooperação jovem, a que se juntam o desporto e qualidade-de-vida, ambiente e desenvolvimento sustentável, cultura e inclusão social.
«A organização deste programa sob a marca “Capital Europeia da Juventude” é um propósito por nós assumido há algum tempo, tendo em conta, aliás, o enquadramento social e demográfico da “velha” cidade de Braga; esperamos agora a selecção da nossa proposta, que é apoiada por entidades de particular importância para esta causa», justifica o jovem vereador Hugo Pires.
«Honra-nos, desde já, o facto de sermos a primeira cidade portuguesa a candidatar-se à organização de tal evento, sucedendo, se resultar vencedora, a cidades como Roterdão (2009), Turim (2010) ou Antuérpia (2011)», regozija-se.
Refira-se que a 17 de Fevereiro de 2010 será afixada a listagem dos candidatos a esta organização em 2012 e que a proposta final, «um melhoramento da agora apresentada», terá de ser entregue até 17 de Março de 2010. O anúncio oficial do vencedor acontece a 8 Abril, no congresso dos membros do Fórum Europeu da Juventude.

Sem comentários: