sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Jornadas Europeias do Património 2007

Jornadas Europeias do Património 2007
Local:
Mosteiro de S. Martinho de Tibães
Data: 28 de Setembro (Sexta feira) a 30 de Setembro (Domingo)
___________________________________________________________

Em 2007, as Jornadas Europeias do Património (J.E.P.) celebrar-se-ão, em Portugal, entre os dias 28, 29 e 30 de Setembro. As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada País elabora anualmente um programa de actividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível ao público gratuitamente. O tema eleito é: Património em Diálogo. Como áreas temáticas a desenvolver temos: Pessoas - Território - Memória - Vivências - Ambientes - Partilha.
O tema escolhido pelo IGESPAR, enquanto coordenador nacional das Jornadas Europeias do Património, para 2007, parte da ideia-base, de que todas as comunidades possuem os seus monumentos de referência, mas que é importante ter em consideração que tais realizações não estão isoladas do tecido cultural que as envolve e que as justifica. Neste sentido, pretende-se que as JEP'S 2007 realcem esses elos de conexão entre património, território envolvente e comunidade. Nesse sentido convidaremos o público a "sair" do monumento e a tentar compreendê-lo nas múltiplas vertentes que caracterizam a sua envolvente.

Programa do Mosteiro de S. Martinho de Tibães:
Dia 28 - Sexta-feira
Actividades dirigida às Escolas e Centros de Dia 10 h às 13 h - Realização de actividades de exploração pedagógica da Horta do Mosteiro. Duração: 1 h por grupo (máx. 15 pessoas). Marcação prévia obrigatória.15 horas - Espectáculo de marionetas: "Há monges no Mosteiro". Máx: 60 participantes, sujeito a marcação prévia.

Dia 29 - Sábado
15 h - Mostra divulgativa do Projecto "Memórias de Tibães" - realização de uma pequena mostra com fotografias, peças e registos videográficos do projecto desenvolvido com o Museu da Pessoa da Universidade do Minho, o qual engloba as Memórias do Mosteiro e as Memórias da Fábrica de Ruães, na Sala do Recibo.
16 h - Visita à Obra de Recuperação do Claustro do Refeitório Visita precedida pela passagem comentada de imagens dos espaços monásticos das alas do noviciado e coristado, ala da livraria e claustro do cemitério.
21 h - Encerramento do Curso de Dança realizado pelos alunos da Associação Grupo Unidos de Tibães - na Sala do Capítulo.

Dia 30 - Domingo
14.30 - Descobrir o Património - na impossibilidade de percorrermos todos iremos (re)descobrir alguns locais com história, a saber:Fábrica de Ruães (Companhia Fabril do Cavado) - iremos revisitar as memórias daquela que foi uma das importantes fábricas do país; Antiga Casa da Câmara, da Audiência e da Cadeia do Couto - conhecerão a história desta casa que hoje se conhece por "Casa de São Bento"; Casa da Renda e Quinta do Assento - descubra algumas das quintas que o mosteiro possuía; Moinhos de Panoias - locais de moagem do pão, ainda pode assistir à produção de farinha.Azenhas e Barca de Passagem - Quando a água escasseava no rio Torto, funcionavam as azenhas do Cávado. Sabia que existe uma lenda ligada à barca da passagem? Se não, venha ouvi-la!
18 horas - Teatro - "De Ruães ao Mosteiro". Representação teatral pelas "Mulheres em Movimento", que nos conta histórias, vivências e memórias desde os tempos dos monges aos nossos dias.

Em virtude de haver necessidade de alugar autocarros as inscrições para a actividade Descobrir o Património (dia 30) deverão ser realizadas para:Mosteiro de Tibães - 253622670/253623950 Freguesia de Mire de Tibães - 253624560 Grupo Os Unidos - 253621847 Supermercado de Ruães - falar com a Dona Gentil(Fonte: Mosteiro de Tibães)

Sem comentários: