segunda-feira, 5 de março de 2007

Yes Project - início da construção do sítio na internet - descrição do projecto

Projecto
O “YES Project” (encabeçado pela organização Mondo-Palcogiovani) pretende levar a cabo e despoletar o debate entre associações juvenis europeias através da criação de uma rede de agentes que pretendam desenvolver projectos junto dos jovens no contexto das oportunidades da União Europeia.

Contexto
A ideia deste projecto surgiu depois de uma conferência sobre políticas juvenis e actividades organizadas pelo Município de Brescia em 2005 no âmbito do Programa “Civic Participation – Town Twinning (Conferences) 2000-2006”. Esta conferência, que contou com a participação de representantes de dez países europeus, ajudou a criar laços activos entre as cidades e associações juvenis que nela participaram. Esses laços permitiram a criação de uma rede informal onde os debates e as ideias sobre políticas juvenis resultaram em projectos práticos.

Objectivos
O objectivo do projecto é fortalecer a “YES network” e fomentar novas actividades e a partilha de experiências entre os participantes, no sentido de promover o programa “Youth in Action” (Juventude em Acção) e de planear actividades relacionadas com o programa em si, mas também ao nível local. Depois do lançamento das primeiras actividades, outras associações e países serão bemvindos à “YES network”. Esta rede alargada pretenderá criar um mecanismo activo de suporte às políticas juvenis através de projectos europeus transnacionais que envolvam directamente os jovens e levem em conta as suas necessidades.

Parceiros
Actualmente, a “YES network” é composta por seis associações (públicas e sem fins lucrativos) de seis países europeus (Portugal, Itália, Eslovénia, Polónia, Alemanha e Espanha).

Duração e Financiamento
Este projecto terá a duração de oito meses, de Fevereiro a Setembro de 2007, e será financiado pelo Programa Juventude da Comissão Europeia, acção 5.

Calendário de actividades
Durante os oito meses da sua implementação o projecto levará a cabo as seguintes actividades:

Em finais do mês de Fevereiro
Lançamento do sítio da internet
Algumas das secções do sítio da internet, a cargo de todos os parceiros:
Ÿ Melhores práticas (Best Practices), tendo em consideração as políticas de juventude e sua promoção assim como projectos e programas experimentais para jovens;
Ÿ Programas Juvenis (Youth Programmes), inclusão de uma lista e descrição das oportunidades de financiamento mais importantes (locais, europeias e internacionais) para a promoção de políticas de juventude. Será dada uma atenção particular ao programa Juventude em Acção e aos seus principais sectores de actividade;
Ÿ Quadro de projecto (Project Board), janela electrónica para reunir propostas de projectos de associações/organizações juvenis e onde será possível participar e discutir vários projectos.

A partir do final de Março, e depois todos os meses
Publicação de uma newsletter
Será uma publicação electrónica mensal para divulgar as iniciativas juvenis levadas a cabo pelos parceiros. Esta newsletter incluirá uma secção multi-linguística sobre temas comuns (i.e., cultura, ambiente, etc).

A partir do final de Maio
Promoção territorial
Cada parceiro promoverá, no seu território, a experiência deste projecto e divulgará o programa Juventude em Acção.

Setembro de 2007
Conferência final, em Brescia, em 28 e 29 de Setembro de 2007
O seu objectivo será o de apresentar o sítio da internet, o programa Juventude em Acção e planear novas actividades a médio e longo prazo no âmbito dos programas europeus entre 2007 e 2008 e tornar oficial a “YES network”.

Sem comentários: