sexta-feira, 29 de julho de 2011

"Ser Voluntário" - 5# Neusa Veloso

 A rubrica "Ser Voluntário" dá a conhecer mais um artigo de opinião dos bracarenses. A quinta opinião que nos chegou foi da Neusa Veloso que participou activamente nas diversas actividades realizadas pela Ágora Bracarense, inclusivé foi a responsável pelo Projecto VOA, até se transferir por questões profissionais para França.

Nome: Neusa Veloso
Actividade profissional: Psicóloga

Gostaria de começar por agradecer à Agora Bracarense pelo facto de me ter recebido e me ter permitido de participar em diferentes projectos de voluntariado. Posso dizer que dar um pouco de si por uma causa maior, pelo bem do outro e da comunidade é algo que nos faz realmente crescer e sentir que nós, enquanto indivíduos, temos o poder de contribuir para que as coisas avancem, através de pequenos gestos que se tornam grandes, porque o fazemos com amor, porque aprendemos coisas novas, porque damos a quem precisa de receber e recebemos ainda mais, seja em “obrigados“ sinceros, em sorrisos, na oportunidade de nos enriquecermos como pessoas!


Neste momento estou a viver em França e decidi continuar a fazer voluntariado, 1h30 por semana no Serviço de Inserção Social do Foyer Notre Dame des Sans Abris, onde participo ao tempo de convívio junto de um público masculino, pessoas que viviam na rua e que se encontram neste momento numa fase de inserção social, e brevemente iniciarei outra acção de voluntariado na Association Astrée, que intervém junto de pessoas que atravessam um momento difícil nas suas vidas e precisam de um apoio psicológico.


A verdade é que quando se inicia este caminho de voluntariado é difícil parar!
O meu desejo é que o voluntariado fizesse parte da educação dos jovens, e por isso incentivo os pais, os professores e outros actores importantes, a despertarem o interesse pelo voluntariado nos jovens, a darem-lhes a oportunidade de realizarem esta experiência!


Encorajo igualmente, a Agora Bracarense a continuar o seu trabalho junto dos jovens bracarenses e além fronteiras!

Neusa Veloso

---
Se gostavas de dar a tua opinião sobre a tua participação em qualquer acção de voluntariado escreve-nos para geral@agorabracarense.com

Sem comentários: