sexta-feira, 22 de abril de 2011

"Ser Voluntário" - 1# Susana Catarino

Tem hoje inicio a rubrica "Ser Voluntário". A primeira opinião que nos chegou foi da Susana (na foto: de pé à esquerda), natural de Esposende, estuda em Braga e participou no Projecto VOA, realizado no Bairro das Andorinhas.

Nome: Susana Catarino
Idade: 24
Actividade profissional: Bolseira de Doutoramento em Engenharia Biomédica


 O que te motivou a ser voluntário/a?
Voluntariei-me por uma questão de curiosidade, de desafio. Tudo começou por um email que chegou à minha caixa de correio que suscitou em mim bastante interesse. Enviei um email de resposta e passado uns dias estava na Velha-a-Branca numa reunião com gente simpática (que eu nunca tinha visto) a começar a planear o projecto VOA. Penso que a minha adesão foi mesmo por querer fazer alguma coisa diferente. Todos temos sempre o desejo de mudar o mundo, é certo, mas eu nunca tinha dado sequer um passo nessa direcção. Agora, passinho a passinho, espero continuar neste rumo. É de pequenos passos que as mudanças são feitas.

Qual a tua opinião da acção onde participas-te?
De um modo particular, participei no projecto VOA, no Bairro das Andorinhas. Foi um projecto muito bem sucedido, no âmbito da inclusão social e cultural. Agradou aos voluntários e aos moradores. Braga ficou a ganhar. De um modo especial, guardo muito boas lembranças dos ateliers de escrita criativa e das pessoas que, com maior ou menor dificuldade, se esforçaram para escrever como, é garantido, não o faziam há anos. O principal desafio foi motivá-las para as palavras e, nas três noites em que nos reunimos, saí com a sensação de que o objectivo fora cumprido.

Se fosse hoje voltarias a participar num projecto de voluntariado?
Terminado o projecto VOA, agora é altura de pensar em novos projectos, para os quais estou, naturalmente, disponível.

Se gostavas de dar a tua opinião sobre a tua participação em qualquer acção de voluntariado escreve-nos para geral@agorabracarense.com

Sem comentários: