terça-feira, 26 de outubro de 2010

Viver com Saúde... no Bairro das Andorinhas

No passado sábado, dia 24 de Outubro, o Projecto VOA dedicou-se à Saúde ...

Foi um longo dia, cheio de actividades e com uma forte participação da comunidade local. Ao longo de todo o dia foram vários os profissionais de saúde que passaram pelas instalações da AMBA.

Da parte da manhã, desde as 10:00, um grupo de estudantes da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, supervisionado pela Prof.ª Melo, com a colaboração da Vereadora, Dra. Ilda Carneiro, da Câmara Municipal de Braga, avaliaram a glicose capilar, a tensão arterial, o IMC e o perímetro abdominal. Foram várias as dezenas de moradores que acudiram à sede da AMBA transformada, por um dia, em "centro de saúde".

Simultaneamente, os moradores foram submetidos a uma entrevista personalizada sobre os seus hábitos alimentares e todos foram alertados para a importância de uma alimentação saudável e da prática de exercício físico.

Da parte da tarde, com a colaboração da empresa SEPRI, foram efectuados rastreios por Enfermeiras desta instituição privada que também se associou a esta causa.

A título individual tivemos também a presença de um Optometrista, uma Nutricionista e uma Dentista que se disponibilizaram a atender todos os moradores que participaram neste evento.

O dia terminou com uma tertúlia onde foi possível ouvir falar da Diabetes, Estilos de Vida Saudáveis e sobre Higiene Oral.

Foi ainda possível contar, durante todo o dia com um espaço dedicado ás crianças, com actividades lúdico-didácticas versando a temática da saúde.

Estão de parabéns todos os participantes nesta iniciativa, os nossos convidados e parceiros nesta actividade, bem como todos os voluntários e associados da Ágora Bracarense que fizeram com que esta iniciativa fosse possível.

O Projecto VOA continua, cada vez com maior participação e sempre em prol da comunidade do Bairro das Andorinhas. Estejam atentos às próximas actividades.

Sem comentários: