A participação nesta “conversa” era aberta a toda a população do Bairro das Andorinhas e ao qual responderam positivamente cerca de 40 pessoas. O mote para esta Tertúlia centrava-se na Educação, Formação, Juventude e Emprego e procurou-se, sobretudo perceber de que forma a Educação e a Qualificação podem contribuir para a promoção da inclusão social e para a diminuição da pobreza.
Para o efeito, contou-se com a colaboração do Eng. Duarte Pacheco Pereira (Coordenador do Centro de Novas Oportunidades e responsável pela área formativa do do Centro de Formação Profissional de Braga), o qual sublinhou o esforço de proximidade que tem sido criado com os cidadãos através da constituição de uma rede alargada de Centros de Novas Oportunidade. De uma forma esclarecedora, o Eng. Pacheco Pereira descreveu as metodologias de reconhecimento de competências ancoradas nas vidas dos candidatos, nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competência (RVCC´s), reforçou a importância de no futuro todos os trabalhadores possuírem um carteira profissional e terminou dando a conhecer os projectos de Educação e Formação Profissional para adultos.
Este Ciclo de Tertúlias prossegue os seus trabalhos, com nova Tertúlia agendada para Setembro. Novo mês, novo tema. Para Setembro prometemos uma dupla acção, com a realização de rastreios de saúde no Bairro das Andorinhas e, para finalizar o dia, a presença de um orador para abordar o tema “Saúde”.
Sem comentários:
Enviar um comentário