sábado, 26 de junho de 2010

Colaboração Ágora Bracarense - Cor é Vida

Esta semana vai-se cumprir um ano de colaboração entre a Associação Ágora Bracarense e a Associação Cor é Vida (http://corevida.ning), uma associação sem fins lucartivos que tem como principal objectivo a Solidariedade Social e cujas actividades se iniciaram em regime de voluntariado com crianças com diagnóstico oncológico e suas famílias, através de acções lúdico-recriativas e apoio psicosocial desenvolvidas em ambiente hospitalar e/ou domiciliar.

Depois de um primeiro contacto através da Marisa, que participou a 27 de Junho na Festa Sanjoanina da Cor é Vida, dá-se a primeira visita, ao Serviço de Oncologia e Hematologia Pediátrica do Hospital de S. João que, no dia 5 de Julho de 2009, juntou o Tiago, a Neusa, a Marisa e a Marta, a convite da líder do projecto Cor é Vida, a Íris (Manuela Pinheiro).

Uma experiência inesquecível, que se voltou a repetir no dia 20 de Setembro onde presenteamos a Cor é Vida com dezenas de t-shirts para que as crianças pudessem colorir.
Tivemos a oportunidade de divulgar estas iniciativas num projecto internacional realizado na Holanda, sob o lema "Política e Cultura Juvenil", tendo sido considerado o projecto mais interessante de todos os apresentados pelos diversos parceiros europeus.

Tivemos ainda a possibilidade de participar na Gala de Natal organizada pela Cor é Vida, juntando-nos a uma festa solidária inesquecível, onde pudemos apresentar um video sobre a nossa colaboração.
A partir desse momento percebemos a nossa importância neste projecto, pelo que nos comprometemos a ter uma participação activa e regular, com uma visita mensal aos Hospital de S. João. Nesse sentido, nos dias 24 de Janeiro, 21 de Fevereiro, 21 de Março, 11 de Abril, 16 de Maio e 6 de Junho, 13 voluntários da Ágora Bracarense, muitos deles mais do que uma vez, participaram em visitas.

Pudemos ainda realizar dois workshops em parceria com a Cor é Vida: um de modelagem de balões e outro intitulado "Hora do Conto" e participamos ainda na Festa do Dia Mundial da Criança em Ermesinde.

Balanço da nossa colaboração:
14 voluntários distintos
8 visitas ao Hospital de S. João
2 workshops com 20 participantes
muitas crianças felizes

O futuro reserva-nos muitas actividades de colaboração com os nossos amigos da Cor é Vida, visitas regulares ao Hospital de S. João (as próximas já estão agendadas para os dias 4 de Julho, 8 de Agosto e 26 de Setembro)com o objectivo de fazer sorrir muitas crianças, mais workshops, mais festas e acções de voluntariado. Para isso, só precisamos de gente como tu. Já agora, JÁ FIZESTE ALGUÉM FELIZ HOJE?

Sem comentários: