quarta-feira, 6 de maio de 2009

Rescaldo do Projecto "Politics and Youth Culture" em Vilnius

Decorreu em Vilnius (Capital da Lituânia e Capital Europeia da Cultura de 2009) de 30 Abril a 5 Maio a primeira parte do Projecto "Politics and Youth Culture".
Este é um projecto de longo prazo, que terá seguimento com o projecto local a desenvolver pela Ágora Bracarense, e pelas demais organizações aí presentes (de Holanda, Dinamarca, Lituânia, e Roménia) e que terá a sua conclusão numa segunda reunião em Roterdão nos primeiros dias de Outubro.
Houve tempo para debater a cultura e a participação juvenil nos diferentes países, para expor pontos de vista diferentes, para conhecer pessoas interessantes, para praticar algum desporto, numa atmosfera fantástica (um hotel em pleno campo, com praia fluvial e todas as condições logísticas). O vinho do porto foi rei na noite inter-cultural, da qual se destacou também um concurso improvisado de balões de "chiclet Gorila".
Com bastante tempo livre, foi possível disfrutar das ruas de Vilnius, repletas de artistas, de conhecer os locais de interesse e visitar o Parlamento Lituâno. Foi possível ainda uma deslocação a Trakai, com uma vista fantástica e um castelo digno de um conto de fadas.
A comitiva da Ágora esteve à altura, foi bem recebida e esteve sempre animada. Teve ainda a oportunidade de passar por Londres e conhecer os meandros do aeroporto de Stansted, bem como testar as suas acessibilidades para pessoas com dificuldades de locomoção.
Este projecto ainda tem muito para dar, sendo agora importante a participação de todos. Vamos concretizar o nosso projecto local, para o qual nos será disponibilizado um orçamento.
A Marta preparou um pequeno slideshow relativo a este projecto, eis o resultado: http://www.youtube.com/watch?v=26zMPQMPnh4

Sem comentários: