domingo, 23 de novembro de 2008

Anos Europeus

Os anos nacionais, europeus e internacionais são, por um lado, uma chamada de atenção, de diversas entidades, para questões de maior importância, muitas vezes esquecidas, subvalorizadas, ignoradas, ou ainda um apelo, um despertar de consciências. Mas, estas efemérides, estes acontecimentos, deverão ser olhados como uma oportunidade, para diversas pessoas, instituições, associações, para desenvolver trabalho e esforços nestes temas e âmbitos de actuação.
A Ágora Bracarense, dada a sua importante participação e envolvimento ao nível do associativismo europeu, participando em diversos projectos fora de portas, acaba por tomar consciência e parte em programas que têm por base os anos europeus.
2006 foi o Ano Europeu da Mobilidade, e foi no rescaldo desse ano que a Ágora Bracarense deu os seus primeiros passos na participação em projectos no âmbito do Programa Juventude em Acção. 2007 foi o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidade para Todos, e a Ágora Bracarense envolveu-se em projectos como o Seminário de Contactos sobre Juventude e Igualdade, ou o Curso de Formação sobre Diálogo Inter-religioso para uma Europa Comum. Este último talvez um aperitivo já para o Ano Europeu do Diálogo Intercultural, em 2008, onde a Ágora Bracarense teve inúmeras oportunidades de contactar em múltiplos projectos com jovens e instituições de diversos países da europa.
2009 será o Ano Europeu da Criatividade e Inovação. "Os objectivos mais importantes são a promoção da criatividade para todos, como uma forma de catalisar mais inovação e a promoção da criatividade como um factor-chave para o desenvolvimento das competências pessoais e sociais pela vida fora" diz um prota-voz do Parlamento Europeu.
2010 será o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Com uma dotação de 17 milhões de euros, a campanha já lançada visa reafirmar o empenho da UE em tomar medidas decisivas para erradicar a pobreza até 2010.
A Ágora Bracarense deverá dar uma especial atenção a estes temas, debruçando-se sobre eles, promovendo iniciativas vocacionadas para os mesmos, promovendo o debate, a reflexão, a acção.

Sem comentários: