domingo, 23 de dezembro de 2007

Balanço de 2007

O ano de 2007 foi para a Ágora Bracarense um ano repleto de acontecimentos e eventos marcantes, no trilhar do caminho que nos propusemos a seguir com a criação da nossa Associação.

Foi o primeiro ano completo de trabalho, com projectos e ideias concretizadas. Foi um ano de aprendizagem e de crescimento e, por tudo que aconteceu, foi um ano bastante positivo.

Depois de arrumada a casa e da constituição da primeira direcção, no final de 2006, a Ágora Bracarense entrou em 2007 em grande, com o início do "Yes Project" que decorreu no mês de Fevereiro. Aliás, este que foi o nosso primeiro projecto internacional, prolongou-se por todo o ano, com um trabalho constante que envolveu diversos associados e que irá culminar já no princípio de 2008 com a segunda reunião em Brescia.
O Yes Project começou a ser preparado no mês de Janeiro, com a elaboração das apresentações feitas pela Marta Ferreira e pelo Tiago Mourão em Itália, num encontro que foi um sucesso e onde a nossa participação foi aplaudida pelos demais participantes.

Durante os meses de Fevereiro até Junho a Ágora Bracarense conseguiu reunir por diversas vezes os seus associados, em inúmeras reuniões onde foram projectados os eventos que nos propusemos a realizar no nosso Programa de Actividades. Os eventos "Cultura e Cidade" são os maiores exemplos disso. Foram necessárias várias reuniões para conseguirmos preparar estes eventos.

Em Julho conseguimos então levar avante o I Acto dos Encontros Cultura e Cidade, com a preciosa ajuda da Associação Só-Cenas. A política das parcerias começou aqui também a dar os seus primeiros frutos, numa iniciativa que marcou o início de um ciclo de debates e encontros que serão para dar continuidade no ano de 2008. Mas Julho voltou a ser também um mês importante para o Yes Project, na medida em que a Ágora Bracarense elaborou a sua newsletter do projecto. A única em quatro línguas e com três páginas.

Os meses de Verão foram bastante internacionais. Num espaço de poucas semanas a Ágora Bracarense participou em dois projectos no âmbito do Programa Juventude em Acção. No final de Agosto foi a vez do Tiago Mourão participar num Seminário de Contactos em Loughborough, permitindo um alargamento da rede de contactos internacionais da Ágora Bracarense que começa também a dar os seus frutos.
Já em Setembro foi a vez da Margarida Direito e do Luís Tiago participarem num Curso de Formação também em Inglaterra, sobre diálogo inter-religioso. Foram duas oportunidades incríveis, que permitiram o alargar de horizontes, não apenas para a Ágora Bracarense, mas para estes jovens.

As reuniões foram uma constante em todos os meses, quer para preparar projectos concretos, que para pensar na organização interna da associação. E a promoção/divulgação assumiu um especial relevo. Ainda no mês de Setembro, a Ágora Bracarense participou no Festival da Juventude de Braga, mais concretamente na Mostra Associativa, sendo uma das associações com maior destaque.

Mas a promoção da Ágora Bracarense não se ficou por aqui, nem pela constante publicação de notícias relativas aos eventos por nós organizados. Em Novembro a nossa associação foi convidada do Programa "A Nossa Terra" da Antena Minho, numa emissão com a duração de uma hora, que contou com a presença da Marta Ferreira e do César Ferreira, e ainda com testemunhos do Jorge Faria, Margarida Direito e Tiago Mourão.
Ainda em Novembro, foi dado seguimento aos Encontros Cultura e Cidade, desta feita com a realização do II Capítulo que debateu a literatura em Braga. Esta foi mais uma iniciativa de sucesso.

Já a finalizar o ano, e perspectivando um ano de 2008 em que os projectos internacionais vão ter especial relevo, foi realizado um Workshop sobre Projectos Internacionais, na Velha-a-Branca, de forma a divulgar estes projectos e a incentivar cada vez mais jovens a tomarem parte neles.

Durante todo o ano, também o nosso blogue manteve uma actualização constante, contendo cada vez mais informação, e novas secções: um blog em inglês, um blog sobre projectos internacionais e um intrablog.

Todo este trabalho apenas foi possível com a participação interessada e apaixonada dos nossos associados.

Há ainda muito para fazer em 2008, e ainda bem que o há. . .

Sem comentários: