sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Cultura e Cidade: Literatura Bracarense - projecto

Enquadramento:

A Associação Cívica Agora Bracarense está actualmente a organizar um ciclo de “encontros” ao qual apelidou de “Cultura e Cidade”. Este ciclo de encontros pretende propiciar e potenciar a discussão e o debate da relação existente entre a cultura e a cidade de Braga. Pretendemos que nesta troca de ideias participe o maior número de agentes e actores culturais de alguma forma ligados à cidade de Braga. A discussão pretende-se enriquecedora e pertinente, assim como global e abrangente.
Este “ciclo de encontros” será composto pelo maior número de eventos possível. Num “I Acto” discutiu-se já o Teatro em Braga, estando agora a ser preparados um “II Capítulo” e uma “III Faixa”. Mais tarde, se for sentida essa necessidade, serão discutidas outras vertentes e manifestações culturais para além do Teatro, da Literatura e da Música.


II Capítulo – Literatura Bracarense:

Neste evento, a Agora Bracarense pretende, à semelhança do que realizou no I Acto, reunir diversos agentes e personagens ligadas à literatura bracarense que, de uma forma livre, aberta e interessante, possam apresentar o seu ponto de vista em relação a determinados aspectos conectados com esta temática da literatura em Braga.
Para dar início ao debate, e de forma a cativar os presentes a ser também eles interventivos, um convidado com algum destaque deverá fazer a introdução, tocando aspectos estruturantes e transversais no que diz respeito à literatura e à cidade de Braga.
É intenção da Agora Bracarense reunir como oradores escritores bracarense, combinando um escritor mais consagrado (com alguma obra publicada) e um escritor mais jovem (adolescente) de forma a que possam falar da sua “carreira” como escritores de Braga e apresentar a sua visão em relação ao passado, presente e/ou futuro das letras em Braga.
Num outro painel (aqui chamados de parágrafos) seria nossa intenção dar a palavra a outros agentes, que não necessária e exclusivamente escritores. Propomos que sejam chamados a falar, entre outras possíveis alternativas, um jornalista, um editor, um professor de literatura, etc.
Para finalizar, gostaríamos de contar com a presença de outros responsáveis ligados a esta temática. Sugerimos a presença de um responsável pela Feira do Livro de Braga (ou outro qualquer evento ligado à literatura), bem como responsáveis por algumas instituições ligadas a esta temática (como bibliotecas ou livrarias).
Num momento final, os espectadores (aqui apelidados de leitores) teriam mais oportunidades de expor as suas ideias e opiniões. De notar que, após a exposição de cada interveniente (que não deve exceder os 15 minutos) os leitores terão a oportunidade de interpelar os oradores.

O modo de funcionamento do evento descrito é meramente indicativo, podendo sofrer ajustes e alterações, se tal se justificar.
De acordo com a experiência anterior, o número de oradores não deverá exceder os 6 elementos.


Data e local:
O evento está pensado para a data de 4 de Outubro (quinta-feira), véspera de feriado, entre as 21 horas e as 23 horas na Livraria Centésima Página.


Moderador:
A moderação do evento estará a cargo de um representante da Associação Agora Bracarense, César Ferreira.

Sem comentários: