sábado, 21 de julho de 2007

"Cultura e Cidade: Teatro em Braga"

Decorreu na noite do dia 20 de Julho o I Acto dos Encontros “Cultura e Cidade”, promovidos pela associação Ágora Bracarense, em colaboração com a Só-Cenas Teatro. Este primeiro encontro, subordinado ao tema “Teatro em Braga”, foi moderado por Marta Ferreira (Ágora Bracarense) e contou com a presença de inúmeros elementos ligados ao teatro, desde actores, encenadores e público bracarense.

Esta iniciativa inédita e muito louvada pelos participantes, pela sua pertinência, teve início com a participação do actor e encenador Rui Madeira, responsável pela CTB, que abriu as hostes falando um pouco da situação do teatro em Braga, sob o ponto de vista do teatro profissional. Dirigiu-se sobretudo aos mais jovens fazendo-lhes ver a importância da compreensão da existência de diferentes teatros, os quais não devem competir entre si e deu ainda destaque à forte concorrência que o teatro enfrenta, por parte de outros espectáculos artísticos e outros meios mais mediáticos que atraem os jovens hoje em dia na busca pelo êxito pessoal e muitas vezes efémero. Rui Madeira concluiu a sua participação fazendo um balanço positivo do teatro em Braga, comparando-o com o existente noutras regiões do país.

Numa “segunda cena” foram convidados a transmitir o seu testemunho o professor José Miguel Braga (PIF’h), relatando a sua experiência de vida preenchida e intensa com o teatro. De forma muito apaixonada e característica contou-nos as aventura e desventuras ao longo da sua vida teatral, deixando importantes conselhos aos mais jovens como “não comecem pelo fim”, numa clara evocação ao encantamento dos miúdos pelas novelas e a ânsia pela fama, sucesso e reconhecimento. Deixou ainda mensagens carregadas de incentivo e esperança para aqueles que querem fazer teatro, independentemente dos meios disponíveis e da habilidade para tal. “Façam teatro” foi a palavra de ordem, porque “o teatro faz de nós melhores pessoas” e tem uma função instrutiva e pedagógica. A jovem actriz bracarense Ana Cristina Abreu (Tin.Bra) deu-nos conta da sua experiência com o teatro infantil, passando a mensagem de que o teatro é para todos os públicos e para todos aqueles que o querem fazer.

Encerrando este evento, no qual os espectadores foram muito interventivos entraram “em cena” responsáveis pela Nova Comédia Bracarense (Carlos Barbosa e Miguel Marado), dando conta da sua visão sobre o teatro amador em Braga e do trabalho que desenvolvem, mesmo que muitas das vezes faltem os apoios necessários por parte das entidades competentes, seja ao nível do espaço, seja ao nível do financiamento; e ainda do Teatro Universitário do Minho (José Luís Costa), fazendo uma análise sobre o teatro universitário, tocando também na mesma tecla das dificuldades em proporcionar espectáculos por alguma falta de meios.

Os espectadores, entre os quais se encontravam figuras do teatro bracarense, como José Igreja (ex-responsável pela extinta ARTAM) tiveram uma excelente participação durante todo o evento, “fechando o pano” numa conversa que se pretendeu transversal e enriquecedora para todos, para que o teatro em Braga siga pelos melhores caminhos e, nesse aspecto, o diálogo e a troca de ideias, na forma como a Ágora Bracarense levou a cabo, ou de qualquer outra forma, é sempre útil, importante e pertinente.

De referir que os encontros “Cultura e Cidade” regressarão em Setembro/Outubro, talvez com um “II Capítulo”, e uma “III Faixa”, debatendo-se outras manifestações da cultura na cidade de Braga. Fiquem atentos… toda a informação em: http://www.agorabracarense.blogspot.com/

Sem comentários: